Sistemas de resfriamento, torres e água gelada, são equipamentos destinados ao recondicionamento da temperatura da água de circulação utilizada num processo industrial, através do resfriamento contínuo da água de retorno, por processos de evaporação ou irradiação, pelo contato desta com o ar ou outro meio de transferência de calor.

Produtos químicos para a prevenção dos problemas encontrados em sistemas de resfriamento, limpeza química corretiva, e passivação inicial.

Assessoria técnica e acompanhamento do tratamento com coletas periódicas e emissão de laudo de análise, além de inspeções com emissão de laudo fotográfico.

Fornecimento de equipamentos em regime de comodato para dosagem automática programada, e monitoramento para melhor comodidade, eficiência no tratamento e atendimento a necessidade de cada cliente.

Fatores implementados: Tecnologia de Ponta, Equipamentos e Automação
Foco: Prevenir e Solucionar Problemas

Serviço Significativo: Retorno Sobre seu Investimento – Mostrar e comprovar aos nossos clientes que um tratamento e monitoramento adequado viabilizam a economia de água e energia.

Um dos maiores vilões em consumo de energia no mercado de conforto é o chiller (responsável pela produção de água gelada para climatização do ambiente em Shopping Centers, Hotéis, Supermercados, Edifícios…). Produtos bem aplicados e monitoramento especializado garantem a melhor funcionalidade do equipamento evitando assim um consumo de energia acima do projetado.

Os problemas mais frequentes e de ocorrência geralmente simultânea em sistemas de resfriamento, estão descritos a seguir:

resfriamento-01
CORROSÃO

As origens da corrosão são diversas e entre as principais podemos citar o alto teor de oxigênio dissolvido na água, a presença de metais dissimilares em contato no sistema e a presença de microorganismos. Todos estes fatores tendem a causar a degradação dos materiais comprometendo toda a eficiência dos equipamentos.

resfriamento-02
DEPÓSITOS E INCRUSTAÇÕES

São responsáveis por inúmeros problemas nos sistemas de resfriamento, principalmente deficiência de troca térmica e aumento no consumo de energia.

Esses fenômenos indesejáveis são devidos aos seguintes aspectos:

  • Produtos de corrosão;
  • Contaminação microbiológica;
  • Sólidos em suspensão;
  • Contaminações oleosas;
  • Produtos insolúveis devido a reações químicas;
  • Incrustações inorgânicas pela deposição de sais pouco solúveis;
  • Contaminações por hidrocarbonetos;
  • Contaminações de processos de fabricação.
resfriamento-03
DESENVOLVIMENTO MICROBIOLÓGICO

As condições nas quais operam a maioria dos sistemas de resfriamento, muitas vezes oferecem o ambiente ideal para o desenvolvimento microbiológico, causando problemas de corrosão e deposição.

As principais formas de microrganismos desenvolvem-se preferencialmente em sistemas de resfriamento devido as condições ideais dos sistemas, temperatura, luz  e oxigenação.