Entende-se por sistema gerador de vapor, o conjunto de equipamentos, tubulações e acessórios destinados à produção de vapor saturado ou superaquecidos a diversas pressões de trabalho, utilizando-se da energia térmica liberada pela queima de um combustível qualquer.

Análises realizadas em laboratório próprio para monitoramento de tratamento.

Produtos químicos para a prevenção dos problemas encontrados em sistemas de geradores de vapor, limpeza química corretiva, e passivação inicial.

Assessoria técnica e acompanhamento do tratamento com coletas periódicas e emissão de laudo de análise, além de inspeções com emissão de laudo fotográfico.

Fornecimento de equipamentos em regime de comodato para dosagem automática programada, e monitoramento para melhor comodidade, eficiência no tratamento e atendimento a necessidade de cada cliente.

Em sistemas geradores de vapor o tratamento preventivo visa prevenir a formação de depósitos, controlar a corrosão dos metais e prevenir o arraste de água da caldeira com a finalidade aumentar a vida útil dos equipamentos evitando manutenções corretivas e paradas que custeiam significativamente ao empreendedor.

Corrosão

É um dos entraves mais sérios em sistemas geradores de vapor, pois pode ocasionar acidentes, perda de material e parada do equipamento para manutenção. A corrosão é um processo eletroquímico capaz de se desenvolver em meio ácido, neutro ou alcalino, na presença ou não de oxigênio.

Depósitos

São responsáveis por inúmeros problemas em geradores de vapor, principalmente perdas no rendimento e aumento no consumo de combustível.
A formação de depósitos ocorre nos tubos e equipamentos de um sistema gerador de vapor, devido aos principais seguintes fatores:

  • Coeficiente de solubilidade dos sais ter sido ultrapassado (operação do sistema com Ciclo de Concentração acima do orientado);
  • Contaminação do vapor e do condensado
vapor-04
Arraste

Representa uma condição de transporte da água e suas impurezas minerais pelo vapor destinado à seção pós-caldeira.

As causas do arraste podem ser mecânicas ou químicas. As mecânicas são devidas a flutuações repentinas e excessivas de cargas e operação em níveis superiores ao projetado, entre outras. As químicas são devidas à presença excessiva de sólidos dissolvidos ou em suspensão, sílica ou alcalinidade.